Por onde começar

From FreeCAD Documentation
Revision as of 20:21, 27 December 2012 by Migmorais (talk | contribs) (Created page with '{{UnfinishedDocu/pt}} ==Novidades== * Notas de lançamento da versão 0.12 : Veja o que há de novo na versão 0.12 do FreeCAD * [[Release notes 013|Notas…')
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

This documentation is not finished. Please help and contribute documentation.

GuiCommand model explains how commands should be documented. Browse Category:UnfinishedDocu to see more incomplete pages like this one. See Category:Command Reference for all commands.

See WikiPages to learn about editing the wiki pages, and go to Help FreeCAD to learn about other ways in which you can contribute.

Novidades

Introdução

O FreeCAD é uma aplicação de modelação paramétrica CAD/CAE. Ainda está na fase de desenvolvimento inicial, por isso não espere poder produzir trabalho com ele. Mas, se está curioso acerca da sua funcionalidade e das funcionalidades em desenvolvimento, esteja à vontade para o instalar e para o experimentar. Neste momento, já há muita funcionalidade implementada, mas ainda não fui desenvolvido o interface para ela. Isto quer dizer que se souber um pouco de Python, será capaz de produzir e modificar geometria complexa facilmente. Se não, irá provavelmente achar que o FreeCAd ainda tem pouco para lhe oferecer. Mas tenha paciência, a situação deverá mudar em breve.

E se depois de testar o FreeCAD tiver ideias ou opiniões, por favor partilhe connosco no forum!

Instalação

Antes de mais faça o download e instale o FreeCAD (se ainda não o fez). Veja a página Download/pt para informações acerca das versões mais recentes e atualizações. Há pacotes de instalação preparados para o Windows, Ubuntu/Debian (.deb) OpenSUSE (.rpm) e Mac OSX.


Explorando o FreeCAD

O interface do FreeCAD quando o inicia pela primeira vez. Veja mais imagens aqui.

O FreeCAD é uma ferramenta de modelação 3D genérica, centrada na engenharia mecânica e áreas relacionadas, assim como outras especialidades da engenharia ou da arquitetura. Foi concebido como uma plataforma para desenvolver qualquer tipo de aplicação 3D, mas também para fazer tarefas muito específicas. Para esse fim, o seu interface está dividido em bancadas. As bancadas permitem o conteúdo do interface para mostrar todas as ferramentas ou apenas as necessárias para realizar uma determinada tarefa, ou grupo de tarefas.

O interface do FreeCAD pode portanto ser definido como um contentor muito simples, com um menu, uma vista 3D e alguns painéis laterais para mostrar os conteúdos de uma cena ou propriedades de objetos. Todos os conteúdos destes painéis pode ser mudada conforme a bancada.

Quando iniciar o FreeCAD pela primeira vez, ser-lhe-a apresentada um bancada "genérica", a que nós chamamos "bancada completa". Nesta bancada estão reunidas as ferramentas mais "maduras" de outras bancadas. Como o FreeCAD é muito novo e ainda não é usado para trabalho muito especializado, esta bancada é muito útil para explorar o FreeCAD facilmente. No fundo, todas as ferramentas suficientemente boas para produzir geometria estão aqui.