About FreeCAD/pt: Difference between revisions

From FreeCAD Documentation
(Redirected page to Acerca do FreeCAD)
No edit summary
Line 1: Line 1:
[[Image:Freecad09.jpg|200px|thumb|left|o interface do FreeCAD ]]
#REDIRECT [[Acerca do FreeCAD]]

O '''FreeCAD''' é um modelador 3D genérico [http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenho_assistido_por_computador '''CAD''']. O seu desenvolvimento é completamente [http://pt.wikipedia.org/wiki/Open_source livre] (licenças GPL e LGPL). O FreeCAD é direcionado principalmente para a engenharia mecânica e para o [http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_de_produto desenvolvimento de produto], mas acomoda uma gama mais vasta de aplicações relacionadas com a engenharia mecânica como a arquitetura e outras especialidades.

O FreeCAD disponibiliza ferramentas semelhantes às do [http://en.wikipedia.org/wiki/Catia Catia], [http://pt.wikipedia.org/wiki/Solidworks SolidWorks] ou [http://pt.wikipedia.org/wiki/Solid_Edge Solid Edge], e portanto também se insere na categoria de [http://pt.wikipedia.org/wiki/CAD '''MCAD'''], [http://en.wikipedia.org/wiki/Product_Lifecycle_Management '''PLM'''], [http://pt.wikipedia.org/wiki/CAx '''CAx'''] e [http://pt.wikipedia.org/wiki/Computer-aided_engineering '''CAE''']. Será um [http://en.wikipedia.org/wiki/Parametric_feature_based_modeler modelador paramétrico] com uma arquitetura modular o que permite adicionar funcionalidades sem modificar o sistema base.

Tal como muitos modeladores [http://pt.wikipedia.org/wiki/CAD CAD] tem muitos componentes 2D para o desenho de formas 2D ou para extração de detalhes do modelo 3D para a criação de desenhos 2D, no entanto, o desenho 2D direto (como o [http://pt.wikipedia.org/wiki/AutoCAD#AutoCAD_LT AutoCAD LT]) não é um objetivo deste projeto assim como a animação e a modelação de formas orgânicas (como [http://pt.wikipedia.org/wiki/Maya_(software) Maya], [http://pt.wikipedia.org/wiki/3ds_Max 3ds Max], [http://pt.wikpedia.org/Blender Blender] ou [http://pt.wikipedia.org/wiki/CINEMA_4D Cinema 4D]). No entanto, graças à sua flexibilidade, o FreeCAD poderá vir a tornar-se útil numa área muito mais vasta do que o seu foco atual.

Outro objetivo do projeto FreeCAD é fazer uso das melhores bibliotecas 'open-source' disponíveis na área da [http://pt.wikipedia.org/wiki/Computação_científica Computação Científica]. Entre elas há o [http://OpenCascade.org OpenCascade], uma biblioteca de CAD poderosa, [http://Coin3D.org Coin3D], uma implementação do [http://en.wikipedia.org/wiki/Open_Inventor OpenInventor], [http://www.qtsoftware.com/ Qt], a famosa arquitetura de interface gráfico, e o [http://www.python.org Python], uma das melhores linguagens de 'scripting' existentes. O FreeCAD em si também pode ser usado como biblioteca noutros programas.

O FreeCAD é também uma plataforma completamente [http://pt.wikipedia.org/wiki/Multiplataforma multi-plataforma], e atualmente corre perfeitamente em Windows, Linux/Unix e sistemas Mac OSX, com exatamente a mesma aparência e funcionalidade em todas as plataformas.

Para saber mais acerca das capacidades do FreeCAD, veja a lista de funcionalidades [[Feature_list/pt| lista de funcionalidades]], as [[latest release notes|notas da última versão]] ou os [[Getting started/pt|artigos de familiarização]], ou siga diretamente para a [[User hub|área de utilizadores]]!

{{clear}}

{{Docnav/pt|Online Help Startpage/pt|Installing/pt}}

{{languages/pt | {{en|About_FreeCAD}} {{cn|About_FreeCAD/cn}} {{de|About_FreeCAD/de}} {{es|About_FreeCAD/es}} {{fr|About_FreeCAD/fr}} {{it|About_FreeCAD/it}} {{jp|About_FreeCAD/jp}} {{pl|About_FreeCAD/pl}} {{ru|About_FreeCAD/ru}} {{se|About_FreeCAD/se}} {{tr|FreeCAD Hakkında}} }}

[[Category:User_Documentation/pt]]

Revision as of 21:31, 21 November 2012

o interface do FreeCAD

O FreeCAD é um modelador 3D genérico CAD. O seu desenvolvimento é completamente livre (licenças GPL e LGPL). O FreeCAD é direcionado principalmente para a engenharia mecânica e para o desenvolvimento de produto, mas acomoda uma gama mais vasta de aplicações relacionadas com a engenharia mecânica como a arquitetura e outras especialidades.

O FreeCAD disponibiliza ferramentas semelhantes às do Catia, SolidWorks ou Solid Edge, e portanto também se insere na categoria de MCAD, PLM, CAx e CAE. Será um modelador paramétrico com uma arquitetura modular o que permite adicionar funcionalidades sem modificar o sistema base.

Tal como muitos modeladores CAD tem muitos componentes 2D para o desenho de formas 2D ou para extração de detalhes do modelo 3D para a criação de desenhos 2D, no entanto, o desenho 2D direto (como o AutoCAD LT) não é um objetivo deste projeto assim como a animação e a modelação de formas orgânicas (como Maya, 3ds Max, Blender ou Cinema 4D). No entanto, graças à sua flexibilidade, o FreeCAD poderá vir a tornar-se útil numa área muito mais vasta do que o seu foco atual.

Outro objetivo do projeto FreeCAD é fazer uso das melhores bibliotecas 'open-source' disponíveis na área da Computação Científica. Entre elas há o OpenCascade, uma biblioteca de CAD poderosa, Coin3D, uma implementação do OpenInventor, Qt, a famosa arquitetura de interface gráfico, e o Python, uma das melhores linguagens de 'scripting' existentes. O FreeCAD em si também pode ser usado como biblioteca noutros programas.

O FreeCAD é também uma plataforma completamente multi-plataforma, e atualmente corre perfeitamente em Windows, Linux/Unix e sistemas Mac OSX, com exatamente a mesma aparência e funcionalidade em todas as plataformas.

Para saber mais acerca das capacidades do FreeCAD, veja a lista de funcionalidades lista de funcionalidades, as notas da última versão ou os artigos de familiarização, ou siga diretamente para a área de utilizadores!

Online Help Startpage/pt
Installing/pt
Traduções disponíveis desta página: Template:Cn Template:Jp Template:Se