Ajude o FreeCAD

From FreeCAD Documentation
This page is a translated version of the page Help FreeCAD and the translation is 61% complete.
Outdated translations are marked like this.

Introdução

Se gosta do FreeCAD e gostaria de ajudar no seu desenvolvimento, para além de doações, há muitas outras coisas que pode fazer, mesmo que não sendo um programador.

Although FreeCAD doesn't need money to be developed, donations can help the project to grow further and faster. The Donate page lists all the options you have to donate money to the project.

Trabalhe na documentação

Ajude-nos a construir, corrigir e ampliar esta documentação. Corrigir erros, estender ou corrigir páginas que não estejam claras, criar novas páginas se faltar um tópico, etc. Contribuir para o wiki do FreeCAD é fácil, em PaginasWiki você pode encontrar as diretrizes gerais e a ajuda necessária para começar. Para editar o wiki, você precisará de uma conta wiki com permissões de "Editor" (o wiki é protegido contra gravação para evitar ‘spam’). Pode solicitar uma conta fórum ou no IRC. Note que o canal do IRC pode não ser tão responsivo como o fórum. O fórum oficial do FreeCAD deve ser o local principal para fazer perguntas e iniciar discussões, pois ajudará a preservar a experiência e o conhecimento da comunidade.

Algumas áreas indicadas para iniciar o trabalho:

  • A página :Categoria:Referência de Comando lista e documenta todos os comandos do FreeCAD. A maioria deles contém pouca ou nenhuma informação. Por favor, consulte PaginasWiki para bons exemplos de como devem ser as páginas de documentação de comandos.
  • A seção Tutoriais precisa de exemplos sobre como utilizar as bancadas de trabalho. Se desenvolveu algo interessante com o FreeCAD, porque não documentar como o fez para a posteridade?
  • Existem entradas pendentes no rastreador de erros marcadas como "documentation" use com amor.

Partilhe o seu conhecimento do FreeCAD

A comunidade de usuários em torno do FreeCAD ainda é pequena, mas já inclui vários usuários avançados que fazem um trabalho muito importante para mostrar aos recém-chegados como utilizar o ‘software’. Se começar a sentir-se confortável com o FreeCAD, os seus conhecimentos poderão ser muito valiosos para outros, e poderá contribuir com recursos importantes como, por exemplo:

  • Mostrando o trabalho que fez com o FreeCAD no fórum 'Users Showcase forum'. Pode colocar capturas de tela e melhor ainda se anexar os arquivos do FreeCAD, para que outras pessoas possam examiná-lo e compreender como foi feito.
  • Gravar vídeos mostrando como fez algo interessante no FreeCAD. Estes vídeos fazem normalmente um excelente trabalho mostrando novas funcionalidades.
  • Escrever tutoriais descrevendo ou ensinando algo interessante. Pode escrever tutoriais no seu próprio "blog", diretamente no nosso wiki, ou mesmo no fórum.
  • Publique na rede social de código aberto Mastodon(e siga o FreeCAD lá) ou na comunidade do Facebook.
  • Veja os últimos posts FreeCAD no Reddit, 3dprinting.stackexchange, StackOverflow... Tente responder e participe das discussões partilhando a sua experiência e informação.
  • Participar do canal IRC FreeCAD ou outras salas de conversa.

Traduza o FreeCAD

Localize o FreeCAD para a sua língua. Todas as cadeias de texto da interface do FreeCAD podem ser facilmente traduzidas para outras línguas. Tudo o que precisamos é de alguém que saiba outras línguas e esteja disposto a ajudar! Todas as traduções são feitas online em Crowdin.

Para mais detalhes sobre a tradução, consulte Localização.

Traduza a documentação

Traduzir é fácil, o wiki FreeCAD suporta um "plugin" de tradução que lhe permite traduzir a página base em inglês para outras línguas.

Para detalhes sobre tradução, consulte Localização#Traduzindo o wiki do FreeCAD.

Por favor, certifique-se de que está familiarizado com os fundamentos de marcação wiki; ver Ajuda:Editando como referência.

Depois dirija-se a PáginasWiki para se familiarizar com o estilo utilizado neste wiki, particularmente quando se trata de modelos.

Ajudar os outros a conhecer o FreeCAD

  • Fale sobre o FreeCAD a outras pessoas que possam ter interesse.
  • Se encontrar usos interessantes para o FreeCAD, documente-os, usando capturas de tela como exemplo. O FreeCAD é bastante jovem, e muitas pessoas não imaginam o que se pode fazer com ele. Se já é um fã do FreeCAD, certamente sabe algo legal que o FreeCAD pode fazer. Ajude-nos a mostrar isso a outros!
  • De uma passada no fórum e ajude os recém-chegados a resolver questões básicas.
  • Escreva tutoriais, grave vídeos, etc., mostrando o que se pode fazer com o FreeCAD.
  • Contribuir com arquivos, desenhos, etc. Ainda faltam bons arquivos de exemplo do que pode ser feito com o FreeCAD.
  • Ajuda para promover o FreeCAD no GitHub dando "Estrela" e "Observando" o repositório FreeCAD

Reportar falhas e solicitar funcionalidades interessantes

Embora o local para relatar erros confirmados e sugerir novas funcionalidades seja eventualmente o rastreador de erros do FreeCAD, por favor, publique sempre primeiro os relatórios de erros e pedidos de funcionalidades no fórum. De modo a poupar tempo aos programadores (triagem e tratamento de erros difíceis de compreender podem ser muito demorados), e evitar frustrações porque o seu problema não foi tratado da forma que gostaria, por favor leia o seguinte:

  • Erros e pedidos de funcionalidades são tratados no mesmo rastreador. Basta marcar o seu problema como "bug" (algo que não funciona como deveria) ou "feature" (algo que não está lá, mas que pensa que seria bom ter).
  • Embora originalmente se pudesse submeter as questões anonimamente, infelizmente isto teve de ser cancelado devido ao ‘spam’. Agora, se desejar criar/editar bilhetes, terá de criar uma conta. Será então, por predefinição, notificado quando alguém acrescentar notas à questão. Em muitos casos, a pessoa que irá tratar do erro necessitará de mais informações da sua parte.
  • Ao reportar um erro, o ponto mais importante é permitir que os desenvolvedores o reproduzam. Certifique-se de incluir os passos exatos necessários para que o erro aconteça, para que outra pessoa possa fazer o mesmo e ver o erro acontecer também na sua máquina. Se o desenvolvedor não conseguir visualizar o erro, também não poderá solucioná-lo.
  • Inclua também informação que possa ajudar os desenvolvedores a situar o problema, como o sistema operacional em que executa o FreeCAD, a versão exata do FreeCAD e as bibliotecas relevantes. Por favor, publique todos os dados usando o botão "Copiar para Área de Transferência" na Ajuda(menu) → sobre o diálogo do FreeCAD, e faça-o a partir da bancada de trabalho Part ou PartDesign.
  • Não importa o quão certo está de que encontrou um erro, por favor discuta sempre os erros primeiro no fórum (Help on using FreeCAD).
  • Antes de submeter um pedido de recurso, discuta-o sempre primeiro com outros usuários no fórum de discussão aberto (Open discussion), para que possa acabar com uma proposta mais concreta, com mais opções interessantes para um desenvolvedor implementar.
  • Lembre-se que o FreeCAD é desenvolvido por voluntários que utilizam o seu tempo livre para trabalhar nele. Embora todos deem o seu melhor para fazer a melhor aplicação possível, o seu relatório de erro pode ser tratado com menos prioridade, ou cancelado se não tiver informação suficiente, e o seu pedido de recurso pode ser adiado ou mesmo recusado se nenhum desenvolvedor tiver interesse em implementá-lo ou se isso exigir uma quantidade anormal de trabalho.

Triage bugs

There are dozens of bugs reported on GitHub weekly. It takes a lot of time to read them, categorize them, verify if the issue is reproducible, see if some easy actions can be done, or ask the person who posted the issue to provide more information. Helping to triage is easy, just head over the GitHub and start commenting on any issue where you think you might be able to help!

Projeto artístico

Veja a página Objetos gráficos e Diretrizes para trabalhos gráficos para orientações sobre a criação de ícones para o FreeCAD.

Programe!

Escrever código para o FreeCAD não é difícil e você não precisa de nenhuma permissão para isso. Você pode começar a trabalhar em algo de que precisa agora mesmo e enviá-lo como um ‘patch’ por meio do rastreador ou solicitar sua integração a partir de um 'branch' no git. Para evitar dores de cabeça, primeiro você precisa aceitar os seguintes pré-requisitos:

  • O FreeCAD avança no seu próprio ritmo, e tem uma equipa muito pequena de programadores. Não temos todo o tempo que gostaríamos de gastar no FreeCAD, e nada está previamente planeado. O trabalho é feito quando um desenvolvedor encontra tempo para o fazer e sente que vale a pena. Não mantemos uma lista de afazeres. Cabe a todos encontrar algo que gostariam de fazer, por exemplo, um erro que gostariam de corrigir, ou uma pequena característica que pensam faltar. O rastreador também contém alguns tópicos que não são atribuídos a ninguém, e que estão à espera de um voluntário.
  • Antes de começar a codificar para o FreeCAD, é necessário estar familiarizado com o seu funcionamento. Parece óbvio, mas se não souber como funciona, não saberá o que tem que fazer internamente, ou como o fazer.
  • Quase tudo pode ser feito em Python ou C++. As tarefas internas funcionam quase da mesma forma em ambas as línguas. Aconselhamos a leitura da página Documentação para usuários avançados, mesmo que planeie programar em C++, pois dar-lhe-á uma boa visão geral do funcionamento interno.
  • Se pretende trabalhar com C++, certifique-se de consegue compilar o FreeCAD sem problemas.
  • Apresente-se a outros desenvolvedores. O FreeCAD é sobretudo um projeto colaborativo, discutimos muitas coisas no fórum antes de serem implementadas, e é melhor discutir as suas ideias e dizer aos outros o que está planejando antes de o fazer realmente. Também temos um canal IRC que está sincronizado com o nosso canal gitter, mas o fórum é o único e único local onde todos os programadores se encontram.
  • Desde 2016, o FreeCAD participa do Google Summer of Code 2020. Não deixe de conferir nossas ideias aí se tiver interesse em participar da próxima edição.

Create models

FreeCAD features a Models library that is free and open to everyone. Why not add some useful parts there, that could be reused by others? Be sure to create models yourself from scratch, to keep the library 100% free of possibly copyrighted or non-free components.