Página principal

From FreeCAD Documentation
Revision as of 18:45, 17 July 2018 by FuzzyBot (talk | contribs) (Updating to match new version of source page)


Introducão

Esta é a documentação wiki do FreeCAD. Existem duas maneiras principais para navegar nesta documentação: explorando os hubs de utilizadores ou percorrendo o manual. Este é um trabalho em continuo desenvolvimento, escrito pela comunidade de utilizadores e desenvolvedores do FreeCAD. Se encontrar erros ou informação em falta, por favor ajude!


Tópicos dos utilizadores

Esta página contém documentação útil para utilizadores do FreeCAD em geral: Uma lista de bancadas, instruções detalhadas para instalar e usar o FreeCAD, tutoriais, e tudo que o que vai precisa para começar.

  • Para utilizadores avançados: Para utilizadores avançados, explica como usar macros e programação python para melhorar o seu fluxo de trabalho
  • Para desenvolvedores: Para desenvolvedores, explica como escrever código para a aplicação FreeCAD, expandi-lo ou utilizá-lo nas suas próprias aplicações

Manual

Manual do FreeCAD é outra forma, mais linear de apresentar a informação contida nesta wiki. Foi feita para ser lida como um livro, e poderá levar-nos de forma suave a muitas páginas dos assuntos acima. ebook versions também disponível como algumas traduções em formato pdf.

Table of contents

O manual do FreeCAD é uma outra maneira, mais linear, de apresentar a informação contida neste wiki. Ele forma a espinha dorsal da documentação offline fornecida com a aplicação. Já está disponível em vários idiomas:

Participe

Como participar

Há muito que fazer dentro do projeto FreeCAD, se estiver interessado em ajudar. Há tarefas de programação, para programadores em C++ ou Python, mas também há muitas coisas que pode fazer mesmo se não souber programar, como:

  • escrever documentação e editando a wiki
  • ajudar os novos utilizadores
  • traduzir a aplicação e a documentação
  • ajudar a disponibilizar a última versão do FreeCAD para teu sistema operativo favorito
  • ou simplesmente ajudar outras pessoas a descobrir o FreeCAD.

The help FreeCAD page describes it all with more details. Starting from 2016, FreeCAD is also participating to the Google Summer of Code. The Contributors hub page is another effort to gather the possible ways to help and contribute to the FreeCAD project.

Código fonte

O FreeCAD pode ser compilado utilizando o cMake ou o autotools, o link do Git é https://github.com/FreeCAD/FreeCAD e há instruções para Windows, Unix/Linux e MacOSX.

Sobre o desenvolvimento

Visite o Mapa de desenvolvimento para ver notícias sobre o que está planeado, o Histórico de alterações e o Roteiro de alterações para ver o progresso para a próxima versão, ou as Estatísticas do projeto para ter ainda mais informação sobre o código de FreeCAD. Todas as comunicações sobre o desenvolvimento são feitas no forum, não deixe de visitá-lo se estiver interessado em participar.